Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O deputado estadual de Santa Catarina Marquito (PSOL) comunicou a demissão de uma de suas assessora, Cintia Cruz, por um comentário depreciativo sobre a tragédia no Rio Grande do Sul (RS). Já são 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos por causa dos temporais que atingem o Estado desde o final de abril.
Na semana passada, a assessora do psolista, Cintia Cruz, afirmou que a mãe terra estaria “limpando” a região Sul do Brasil.
A fala de Cruz foi realizada em uma postagem do perfil “Floripa Discover”, que repercutia um vídeo que viralizou nas redes sociais.
No vídeo, um gaúcho fazia churrasco durante os alagamentos e ela escreveu: “Não é a toa que a mãe terra está limpando o lugar que mais consome carne no Sul do país”, que gerou inúmeras respostas de repúdio.
Com a repercussão, a assessora gravou um vídeo em que pede desculpas pela fala “infeliz”. De acordo com Cintia Cruz, seu intuito era alertar que a crise climática seria uma consequência da degradação e exploração da natureza. “Vim me retratar diante do comentário infeliz em um momento tão sensível que o Rio Grande do Sul está passando, a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, disse a assessora.
Depois, Marquito emitiu uma nota em que confirmou sua exoneração: “Não concordo com o conteúdo do comentário. Como sempre expusemos em nossa atuação parlamentar ambientalista, toda a humanidade está exposta aos impactos das mudanças climáticas. Os eventos extremos no nosso estado vizinho são efeito de ações globais, e não individuais, e as pessoas vulneráveis são as mais atingidas”.
Ele também lamentou a situação e informou que Cruz é uma líder comunitária na causa ambiental: “Ela, inclusive, tem atuado em prol da população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, tendo viajado para lá para levar doações. A assessora prontamente expressou arrependimento e se retratou”.