Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Paulo Pimenta (PT) para liderar as iniciativas federais na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma situação de calamidade pública devido às inundações que atingiram mais de 400 municípios e resultaram em 149 mortes.
A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
Enquanto não escolhe um substituto para Pimenta, Lula designou Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República e natural de Pernambuco, para assumir interinamente. De acordo com a emissora, o favorito do presidente é o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).
Pimenta, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, renuncia ao cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para assumir essa nova função governamental.
O objetivo é que o novo cargo coordene todas as ações com os demais ministérios e estabeleça diálogo com os governadores e prefeitos. Laércio Portela deve assumir interinamente o comando da Secretaria de Comunicação.
Durante uma reunião ministerial nesta segunda-feira (13), Lula indicou sua intenção de criar uma autoridade federal no Rio Grande do Sul. O propósito é ter um representante do governo federal coordenando os esforços de reconstrução do estado em nome do presidente.
Além da criação dessa autoridade federal, Lula anunciará na quarta-feira (15) medidas de ajuda direta às vítimas das inundações no estado gaúcho.