Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (18) a postura do Banco Central em relação à taxa básica de juros da economia brasileira, classificando-a como a única “coisa desajustada” no país atualmente.
Durante entrevista à Rádio CBN, Lula voltou a atacar o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Segundo o presidente, Campos Neto tem um “lado político” e age “para prejudicar o país”.
“Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”, afirmou Lula.
Ele continuou criticando a taxa de juros atual, chamando-a de “proibitiva” para investimentos no setor produtivo. “Temos situação que não necessita essa taxa de juros. Taxa proibitiva de investimento no setor produtivo. É preciso baixar a taxa de juros compatível com a inflação. Inflação está controlada. Vamos trabalhar em cima do real”, acrescentou o presidente.
Durante a entrevista, Lula foi questionado sobre cortes de gastos do governo. Ele mencionou que o governo está preparando uma proposta de Orçamento para enviar ao Congresso, mas não forneceu detalhes sobre possíveis reduções de despesas.
Quando indagado sobre gastos com previdência, saúde, educação e aposentadoria de militares, Lula afirmou que “nada é descartável”. “Nada é descartável. Eu sou um político muito pragmático. A hora que mostrarem provas que coisas estão erradas, a gente vai mudar”, declarou.