Política

Lula diz não temer etarismo numa eventual tentativa de reeleição e que Bolsonaro ‘não volta mais’

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Sociedade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta terça-feira (02) não ter receio de sofrer etarismo numa eventual tentativa de reeleição em 2026, mas deixou aberta a porta para o PT procurar um “candidato jovem, que possa ganhar as eleições”.

“Não tenho receio [de sofrer etarismo, como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, candidato à reeleição]”, disse o petista, salientando que só seria candidato em 2026 se “não aparecer ninguém para derrotar o fascismo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu só seria uma candidatura nova se não aparecer ninguém para derrotar o fascismo. Essa gente que está propagando mentira, ódio, fascismo. Se não, nós temos que procurar um candidato jovem, que possa ganhar as eleições e trabalhar”, afirmou.

Lula falou em seguida que “se sente um menino” do ponto de vista de saúde: “Pode perguntar para a Janja. Eu tenho muita energia. O (fotógrafo Ricardo) Stuckert, que está trabalhando comigo, ele cansa, e eu não canso”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O petista ainda voltou a dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu adversário nas eleições de 2018, não tinha “nenhum compromisso com nenhuma verdade”: “É como se fosse uma latrina: ele abria a boca, e estava lá falando bobagem.”

Ele ainda disse que foi candidato em 2018 porque tinha “consciência” de que ele era a “única chance de derrotar o fascismo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já sobre o eventual retorno de Bolsonaro ao poder, Lula disse não acreditar: “[Bolsonaro] perdeu as eleições e não volta mais, porque esse povo vai ter que aprender a gostar da democracia, vai ter que aprender a conviver de forma civilizada, educada, um respeitar o outro. Eu sonho que é possível fazer isso”.

Questionado se Biden tem condições de ser candidato à reeleição nos EUA, Lula falou que somente o presidente americano pode responder a essa questão: “Somente o Biden tem condição de dizer se ele pode concorrer ou não. Ele tem que tomar uma de decisão: se eu estou bem, eu vou pro embate, se eu não estou bem, eu vou parar”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente ainda disse que o ex-presidente Donald Trump, que é adversário de Biden, é “agressivo” e “mentiroso”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile