Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (08) da reunião do Mercosul (Mercado Comum do Sul) em Assunção, no Paraguai. A cúpula entre os países sul-americanos do bloco está formalizando a adesão da Bolívia, após uma recente tentativa de golpe liderada por militares no país.
Além de Lula, participam da reunião os presidentes Luis Arce, da Bolívia, Luis Lacalle Pou, do Uruguai, e Santiago Peña, do Paraguai. Javier Milei, presidente da Argentina, não compareceu ao encontro.
Recentemente, Luis Arce promulgou a legislação que confirma a Bolívia como membro pleno do Mercosul. Com a entrada da Bolívia confirmada, o bloco passa a englobar 300 milhões de habitantes, cobrindo uma extensão territorial de 13,8 milhões de km² e um PIB total de US$ 3,5 trilhões. Após a ratificação, a Bolívia terá um prazo de quatro anos para finalizar o processo de adesão e adotar as normas do bloco.
Desde sua criação, o Mercosul estabeleceu três acordos com países fora da região sul-americana: Israel (2007), Egito (2010) e Palestina (2011).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o bloco também firmou acordos preferenciais com a Índia e os países da União Aduaneira da África Austral — África do Sul, Lesoto, Namíbia, Suazilândia e Botsuana.