Política

Lula Defende Retorno da Venezuela ao Mercosul em Pronunciamento na Bolívia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (9) o retorno da Venezuela ao Mercosul durante um pronunciamento oficial em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, ao lado do presidente boliviano, Luis Arce.

“Esperamos poder receber logo e muito rapidamente de volta a Venezuela. A normalização da vida política da Venezuela significa estabilidade para toda a América do Sul. Por isso, fazemos votos para que as eleições ocorram de forma tranquila e o resultado seja reconhecido por todos”, declarou Lula.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O país venezuelano está suspenso do bloco econômico desde 2016 devido ao descumprimento de preceitos democráticos pelo ditador Nicolás Maduro. O próximo pleito venezuelano está marcado para 28 de julho, e em março, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro criticou o impedimento da principal opositora de Maduro de registrar sua candidatura, o que gerou uma resposta do governo venezuelano chamando o posicionamento brasileiro de “intrometido”.

Durante seu discurso, Lula também exaltou as parcerias entre Brasil e Bolívia e defendeu o ingresso do país vizinho no Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ele mencionou que o presidente Arce demonstrou interesse na inclusão da Bolívia no Brics, uma questão que será discutida na próxima cúpula do grupo em outubro na Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Brasil vê como muito positiva a inclusão da Bolívia e de outros países da nossa região no Brics”, completou Lula.

O petista ainda destacou os esforços pela integração definitiva da América Latina, enfatizando que o continente possui recursos naturais essenciais para o mundo. Ele afirmou que a integração não deve ser apenas uma retórica eleitoral, mas uma necessidade de sobrevivência para os países sul-americanos, incluindo Brasil e Bolívia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Temos que oferecer ao mundo algo que eles não têm”, concluiu Lula, reforçando a importância da cooperação regional no século 21.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile