Política

Lula: ‘Brasil quer acordo Mercosul-UE o quanto antes, mas isso depende da resolução de contradições entre europeus’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em declaração à imprensa nesta segunda-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil tem interesse na conclusão do acordo Mercosul-União Europeia o “quanto antes”, mas que isso depende da resolução de “contradições” entre os países europeus.

A fala do petista foi feita lado do presidente da Itália, Sergio Mattarella, que se reuniu com o petista no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir o quanto antes um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões. Explicitei que os avanços das negociações dependem de os europeus resolverem suas próprias contradições internas”, afirmou Lula.

Entre as pendências, o petista citou uma taxa de carbono que a UE quer impor ao Mercosul, que, de acordo com Lula, pode afetar cinco dos dez produtos mais exportados pelo Brasil ao mercado italiano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A redução das emissões de CO2 é um imperativo, mas não deve ser feita com base em medidas unilaterais que vão impactar a vida dos produtores brasileiros e consumidores italianos”, disse o presidente.

O acordo entre os 2 blocos vem sendo costurado há mais de 20 anos. Em 2019, Mercosul e UE chegaram a um texto, que passou a ser discutido em detalhes para poder ser encaminhado à aprovação final.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile