Política

‘Imposto sobre herança no Brasil é nada perto do que é pago nos EUA’, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o imposto sobre herança no Brasil “é nada” perto do que é pago por norte-americanos. A fala foi feita durane cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP). O governo também anunciou investimentos federais em três campi da UFSCar.

O petista mencionou o imposto sobre herança ao citar as doações de patrimônio feitas por empresários estadunidenses a instituições de ensino. Segundo Lula, o imposto mais alto sobre herança nos EUA incentiva as doações para universidades e institutos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, afirmou no evento.

“Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, completou Lula.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O imposto sobre herança no Brasil possui alíquotas variáveis, de 1% a 8%, dependendo da unidade federativa. Nos EUA, o imposto é progressivo, variando de 18% a 40%.

Durante seu discurso, Lula mencionou a fazenda Lagoa do Sino, uma propriedade rural em Buri doada pelo escritor Raduan Nassar à UFSCar. A fazenda agora abriga um complexo educacional de nível superior dedicado ao desenvolvimento da produção na região. Raduan Nassar, amigo de Lula e com 88 anos de idade, esteve presente no evento desta terça-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile