Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta semana, as lideranças da oposição se reunirão para analisar os resultados da mais recente pesquisa encomendada por um grupo aliado à direita, que testa possíveis candidatos à Presidência contra Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento, realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre 15 e 18 de agosto, foi contratado por uma liderança próxima de Jair Bolsonaro e inclui nomes relevantes da política nacional.
De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a pesquisa avalia diversos cenários para a disputa presidencial de 2026. Os nomes testados incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Além deles, outros governadores de centro-direita foram incluídos na pesquisa, como Ratinho Júnior (PSD) do Paraná, Ronaldo Caiado (União) de Goiás e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais.
A pesquisa anterior, divulgada pelo Paraná Pesquisas no final de julho, mostrou uma disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro, com os dois candidatos tecnicamente empatados dentro da margem de erro: Lula com 38,3% e Bolsonaro com 36,9%, apesar de Bolsonaro estar inelegível no momento.