Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou condenar “veementemente” comportamento de Israel e que o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, promove “genocídio” no Oriente Médio.
As falas foram feitas durante coletiva de imprensa em Nova York, após a conclusão de agendas internacionais nos EUA.
Na ocasião, Lula foi questionado sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah no Líbano.
Na resposta, o petista afirmou que os países que dão sustentação aos discursos de Netanyahu precisam “fazer um esforço maior” para que o “genocídio” promovido pelo líder israelense pare. Ele ainda mencionou mortes na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
“Nós estamos em uma situação, de um lado cuidando do planeta, para ver se a gente tem melhora a qualidade de vida […]. E, do outro lado, o ser humano se matando. Não tem nenhuma explicação. Portanto, eu condeno de forma veemente esse comportamento do governo de Israel, que eu tenho certeza que a maioria do povo de Israel não concorda com esse genocídio. Eu tenho certeza”, afirmou Lula.
Após 5 dias de ataques aéreos, Israel se prepara para uma possível incursão terrestre no Líbano, de acordo com o chefe de gabinete das Forças Armadas de Israel, Herzi Halevi, que afirmou nesta quarta (25) que os bombardeios a alvos do Hezbollah também visam preparar o terreno para essa eventual operação.
Desde o início da nova ofensiva no Líbano, onde o grupo terrorista Hezbollah atua, Israel tem realizado ataques aéreos com caças e mísseis.