Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde deste domingo (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu para o México, onde participará da posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país. A viagem acontece poucos dias após o retorno do chefe do Executivo dos Estados Unidos, onde esteve na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
A cerimônia de posse de Sheinbaum ocorrerá na terça-feira, 1º de outubro. Com 61 anos, Sheinbaum é aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e venceu as eleições com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a liderar o México. Sua trajetória política inclui o cargo de secretária de Meio Ambiente da Cidade do México e a prefeitura da capital.
Antes da posse, nesta segunda-feira (30), Lula participará de um fórum empresarial e terá reuniões bilaterais com López Obrador, que deixa o cargo, e com Sheinbaum. Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente, tendo estado no país durante seus dois primeiros mandatos, em 2003 e 2007.
Os laços comerciais entre Brasil e México têm se fortalecido, com o comércio bilateral alcançando a marca histórica de US$ 14,1 bilhões em 2023, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. O México se posiciona como o quinto principal destino das exportações brasileiras no mundo e o sexto parceiro comercial do Brasil, segundo dados da Apex Brasil.