Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, declarou no início da tarde deste domingo (6) que as eleições municipais estão ocorrendo de forma tranquila, sem registros de ocorrências significativas.
Em entrevista coletiva no Centro de Divulgação Eleitoral do TSE, a ministra destacou que apenas 0,3% das urnas eletrônicas necessitaram ser substituídas devido a falhas. “Até aqui as eleições estão tranquilas, não há nenhuma ocorrência, nada significativo. Todas as providências que foram adotadas, todas, tanto de segurança, segurança de eleitores, a chegada das urnas devidamente nos locais, tudo que foi previamente adotado, todas as medidas adotadas estão hoje com os seus efeitos comprovados”, afirmou.
Cármen Lúcia também mencionou o bom comparecimento dos eleitores nas urnas. “Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde oito horas da manhã no horário de Brasília, nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, completou.
A ministra ressaltou que os temores de dificuldades de acesso às urnas na região Norte do país, devido aos rios secos, não se confirmaram. “Aquilo que a gente temia, principalmente no Norte, por ausência de estradas, não se confirma. Conseguimos que os eleitores estejam comparecendo”, disse.
De acordo com dados do TSE, até as 13h, 1,9 mil urnas eletrônicas foram substituídas, representando 0,37% das 531.820 disponíveis. O número de ocorrências policiais registradas até o momento é baixo, com 274 ocorrências gerais, 68 eleitores presos em flagrante, 21 candidatos conduzidos às delegacias e cinco presos.
Em relação ao aplicativo e-Título, que apresentou instabilidades no início da votação, Cármen Lúcia informou que houve picos de 7.600 requisições por segundo. Após a normalização, o aplicativo registrou 2.300 novas requisições a cada segundo.
Durante sua visita ao Centro de Divulgação das Eleições (CDE) em Brasília, a ministra foi questionada sobre o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. “Sou juíza do país e não comento sobre nenhum candidato”, respondeu.
Cármen Lúcia votou na manhã deste domingo em Belo Horizonte (MG), chegando ao Colégio Santo Agostinho antes das 8h e aguardando na fila para votar. Mais tarde, às 20h, a presidente do TSE deverá realizar uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço do primeiro turno das eleições municipais no Brasil.