Política

Lula cancela participação na conferência da ONU sobre clima; Geraldo Alckmin representará o Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o cancelamento de sua participação na COP29, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. Segundo o Planalto, a decisão foi tomada para que o presidente possa se concentrar na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e na cúpula do G20, ambos programados para o mesmo mês.

Com a ausência de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) representará o Brasil na conferência. Este é o terceiro compromisso internacional que o presidente cancela desde um acidente ocorrido na última semana, quando ele sofreu uma queda em sua residência. O incidente o impediu de viajar a Kazan, na Rússia, para a 16ª Cúpula dos BRICS, onde a delegação brasileira foi chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na ocasião, Lula se dirigiu ao evento por videoconferência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, Lula também cancelou sua participação na COP16, a conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade, que teve início na segunda-feira (21) em Cali, na Colômbia, e se estende até 1º de novembro.

Na última sexta-feira (25), o presidente realizou novos exames de imagem da cabeça, que mostraram um quadro de saúde “estável”, permitindo seu retorno às atividades em Brasília. Após passar quatro dias no Palácio da Alvorada, Lula voltou ao Palácio do Planalto para assinar um acordo de reparação relacionado ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile