Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que solicitará ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para participar da posse do empresário Donald Trump, do Partido Republicano, como presidente dos Estados Unidos (EUA).
A cerimônia de Donald Trump está prevista para o dia 20 de janeiro em território norte-americano.
“Se o Trump me convidar, eu vou peticionar ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], ao STF”, disse Bolsonaro em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Bolsonaro teve o passaporte retido em uma investigação de uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência.
Donald Trump derrotou Kamala Harris, do Partido Democrata, nas eleições dos Estados Unidos realizadas na terça-feira (05).
Na entrevista, Bolsonaro disse que ele, “talvez”, seja a única pessoa do Brasil que Trump vá convidar para sua posse.
“Ele [Alexandre de Moraes] vai falar ‘não’ para o cara mais poderoso do mundo? Eu sou o ex. O cara vai arranjar uma encrenca por causa do ex?”, afirmou Bolsonaro. “Agora, com todo o respeito, o homem mais forte do mundo… você acha que ele vai convidar o [presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva (PT)]? Talvez protocolarmente”, disse.
Bolsonaro afirmou que teve três pedidos de viagem internacional negados por Alexandre de Moraes. O mais recente foi para visitar Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, onde o ex-presidente republicano acompanhou a apuração das eleições junto a convidados.