Eleições 2022

Deputada quer propor novo modelo de votação para favorecer 3° via

Relatora da reforma eleitoral na Câmara, deputada Renata Abreu (Podemos-SP) quer emplacar a proposta de “voto preferencial” já em 2022, que poderia evitar um segundo turno entre  Lula e  o presidente Jair Bolsonaro.

O modelo que a parlamentar que tentar viabilizar é  usado em outros países, o sistema faria com que os eleitores listassem  os seus candidatos favoritos, do melhor para o pior. Se um deles aparecer em 1º lugar no ranking em mais de 50% dos votos, estará eleito, como já ocorre atualmente. Caso isso não aconteça, as segundas escolhas de quem escolheu pelo menos votado seriam consideradas, e assim por diante.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos Estados Unidos, a votação por escolha de classificação é mais comum usada pelas cidades para as eleições locais. 

Na cidade de Nova York, a votação por classificação foi usada no mês passado. Contudo, não será usada nas eleições gerais da cidade em 2 de novembro, ou para eleger candidatos a cargos municipais, estaduais ou federais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como vai funcionar?

Você marcará suas preferências preenchendo um balão numerado ao lado do nome de cada candidato. (Viu? Aquela preparação para o SAT acabou por ter valor no mundo real, afinal.)

Você pode classificar quantos candidatos a cédula permitir, apenas um candidato ou qualquer coisa entre eles.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como é que alguém vence?

Pense na votação por ranqueamento como uma votação em rodadas: se um único candidato receber mais de 50% dos votos de primeira escolha no primeiro turno, ele ou ela ganhará e será o fim da disputa.

Se ninguém ultrapassar 50 por cento dos votos no primeiro turno, o candidato em último lugar é eliminado e todos os demais candidatos passam para o próximo turno. Todos os votos do candidato eliminado serão realocados para o candidato que os eleitores ocuparem em segundo lugar, e então os votos são retabulados. Em seguida, o candidato em último lugar depois disso será eliminado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nas primárias de Nova York, essas rodadas de eliminação continuarão até que restem dois candidatos – mesmo se um candidato obtiver mais de 50% dos votos antes do final. O candidato com mais votos na rodada final vence. Em cada rodada, quando um candidato é eliminado, seus votos são redistribuídos para o próximo colocado na votação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile