Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Suspeito de tentar assassinar a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu no Brasil, mas é filho de pai chileno e mãe argentina e vive no país vizinho desde 1993.
Logo após o episódio, perfis, que ocorreu na noite desta quinta-feira (1°), aliados do ex-presidente Lula, alguns até políticos com selo de verificação de autenticidade do Twitter, começaram a espalhar notícias falsas, ao tentar ligar o suspeito ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), chegou a dizer na rede social, que o brasileiro atirou contra a cabeça da vice-presidente Cristina Kirchner, o que não é verdade. A parlamentar apagou a publicação.
O jornalista lulista Lucas Rohan, também publicou a fake news em seu perfil do Twitter, mas diferente da deputada Talíria Petrone, ele não removeu o conteúdo. Eis a publicação:
Sabag Montiel é registrado como motorista de aplicativo na Argentina e, em 2021, foi preso com uma faca enquanto dirigia um carro sem placa no ano passado.
Uma das marcas que ele tem no corpo é o “Sol Negro”, uma combinação de três símbolos da ideologia nazista: a roda solar, a suástica e a runa da vitória.
Ainda conforme o Clarín, Sabag Montiel usava o codinome “Salim” nas redes sociais e era seguidor de grupos como “Comunismo Satânico”, “Ciências Ocultas Herméticas” e “Coach Antipsicopata”.
Contudo, não informação nenhuma que comprove que Sabag Montiel, é apoiador do presidente Jair Bolsonaro.
Veja outros perfis de esquerda que tentam ligar Sabag Montiel a Bolsonaro:
Cristina Kirchner nasceu de novo! Arma engatilhada contra sua cabeça falhou na hora do disparo. Um brasileiro seria o autor da tentativa de assassinato da ex e agora vice presidente da Argentina. Quem dúvida que esse assassino é um Bolsonarista armamentista?
— Stenio Urbano (@_urbanito) September 2, 2022
Pouco importa se Fernando que tentou matar Cristina Kirchner é bolsonarista, a questão é que a extrema direita é hoje fenômeno global e a arma que falhou em Cristina é a mesma que matou Marcelo Arruda. E ambas foram disparadas pelo ódio político. Ou seja, Bolsonaro é cúmplice.
— Renato Rovai (@renato_rovai) September 2, 2022
Este é o Neonazista que tentou assassinar a Cristina Kirchner com uma arma de fogo. Tatuagem do sol negro no braço e brasileiro. 100% de certeza que é Bolsonarista. pic.twitter.com/anaSsXsAiQ
— Leonel Radde (@LeonelRadde) September 2, 2022
Quem poderia imaginar q o brasileiro que tentou assassinar a Cristina Kirchner era bolsonarista?
Absolutamente todo mundo q entendeu minimamente a conjuntura atual do Brasil e da América Latina.
Temos que derrotar o bolsonarismo para enfia-los logo na LATA DE LIXO DA HISTÓRIA. — Rodrigo Mondego (@rodrigomondego) September 2, 2022