Saúde

Covid-19 afeta os testículos e a fertilidade masculina, aponta estudo

O novo coronavírus afeta os testículos, reduzindo hormônios e a qualidade dos espermatozoides, é o que aponta um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).

Conforme a conclusão do professor, pesquisador e andrologista Jorge Hallak, foi observado alterações importantes nos resultados de exames de fertilidade e hormonais de homens infectados pelo novo coronavírus, mesmo após se recuperarem da doença.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram Covid-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”, disse Hallak à Agência FAPESP.

Ainda de acordo com o pesquisador, o espermograma de diversos pacientes aponta, por exemplo, que a capacidade de os espermatozóides se moverem e fertilizarem o óvulo caiu para entre 8% e 12% e permaneceu nesse patamar quase um ano após terem sido infectados pelo novo coronavírus. O índice normal é de cerca de 50%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O estudo feito com 26 pacientes, com idade média de 33 anos, e que estiveram com Covid-19 no Hospital das Clínicas da FM-USP e no Instituto Androscience, apontou que mais da metade apresentava inflamação grave no epidídimo – estrutura responsável pelo armazenamento dos espermatozoides e onde eles adquirem a capacidade de locomoção. “Ao contrário de uma infecção bacteriana clássica ou por outros vírus, como o da caxumba, que causa inchaço e dor nos testículos, a epididimite provocada pelo SARS-CoV-2 é indolor e não é possível ser diagnosticada por exame físico ou a olho nu”, explica Hallak.  Por isso, segundo o especialista, seria importante ensinar o autoexame dos testículos como política de saúde pública na pós-pandemia. “É ideal que os adolescentes, adultos jovens e homens em idade ou com desejo reprodutivo procurem um urologista ou andrologista após ter Covid-19”. Os resultados do estudo, apoiado pela FAPESP, foram publicados na revista Andrology.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile