Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Biden disse neste domingo (22) que a recente disseminação da varíola em pelo menos 12 países é “algo com o qual todos devem se preocupar”.
É a primeira vez que Biden fala publicamente sobre os recentes surtos, que incluem um caso confirmado em Massachusetts, uma pessoa que deu positivo em Nova York e cerca de meia dúzia de outros casos sendo monitorados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
A varíola dos macacos foi confirmada, até o momento, em 80 pacientes em ao menos 12 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“É uma preocupação que, se se espalhar, teria consequências”, disse Biden a repórteres na Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul, onde se reuniu com tropas antes de seguir para o Japão na próxima etapa de sua viagem à Ásia.
O presidente está recebendo atualizações regulares de sua equipe de saúde sobre os surtos, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan no domingo.
Sullivan disse ao grupo de viajantes que os Estados Unidos têm vacinas “disponíveis para serem implantadas”.
Europa viu uma propagação recente da varíola, com casos encontrados na Bélgica , Itália , Londres e Irlanda do Norte , Portugal e Espanha . Austrália e Canadá também relataram casos.
A disseminação provavelmente não causará uma pandemia global como o COVID.