Saúde

OMS vai reavaliar se surto de varíola dos macacos é emergência de saúde pública internacional

À medida que os casos de varíola dos macacos continuam a aumentar globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja reavaliar se o surto constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

No final de junho, o Comitê de Emergência da OMS determinou que o surto não atendia aos critérios para tal declaração. Mas à medida que o vírus continua a se espalhar, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, quer que o comitê retome a questão, com base nos dados mais recentes sobre a epidemiologia e a evolução do surto da doença.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na quarta-feira (06), Tedros disse que convocará o comitê durante a semana de 18 de julho, ou antes, se necessário.

A OMS define uma emergência de saúde pública de interesse internacional, ou PHEIC na sigla em inglês, como “um evento extraordinário” que constitui um “risco de saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças” e que pode “potencialmente exigir uma resposta internacional coordenada”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Sobre a varíola, continuo preocupado com a escala e a disseminação do vírus. Em todo o mundo, já foram registrados mais de 6 mil casos em 58 países”, disse Tedros.

“Os testes continuam sendo um desafio, e é altamente provável que haja um número significativo de casos que não foram detectados”, acrescentou. “A Europa é o atual epicentro do surto, registrando mais de 80% dos casos em todo o mundo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile