Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Os Estados Unidos agora lideram o mundo em casos confirmados de varíola, revelaram novos dados publicados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Os EUA relataram um total de 3.846 casos conhecidos de varíola até segunda-feira, 25 de julho, mostram dados federais e globais, superando a Espanha, que registrou 3.100 casos, e a Alemanha, que tem 2.352 casos.
“A comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para proteger os indivíduos que foram afetados pela varíola e aqueles com maior risco de contrair o vírus”, disse o coordenador da Casa Branca para COVID-19, Dr. Ashish Jha, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira.
“Queremos ter certeza de que todos os americanos entendem que levamos esse vírus a sério”, acrescentou.
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
Em todo o mundo, quase 18.100 casos foram confirmados em 75 países, incluindo mais de 17.800 casos confirmados em países que historicamente não relataram varíola.
Brasil
O Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde. Hoje (26), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, Rosamund Lewis, disse que a situação no país “é muito preocupante” e que os casos podem estar subnotificados por não haver testes suficientes à disposição.