Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na quarta-feira (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a criação do “Comitê Técnico da Emergência Monkeypox” (varíola dos macacos). A atuação do grupo “permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública”, segundo a agência.
O comitê técnico deve integrar as áreas de pesquisa clínica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, além de terapias avançadas, para diálogo com profissionais da saúde e a comunidade científica.
“A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos e discutindo com os desenvolvedores sobre ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública”, diz o comunicado divulgado pela Anvisa.
A Anvisa informou que a criação do “Comitê Técnico da Emergência Monkeypox” será efetivada através da publicação de uma Portaria Conjunta de suas diretorias 2, 4 e 5.
Até terça-feira (26), segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil somava 813 casos de varíola dos macacos em pelo menos 13 Estados e o DF.
No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a doença como uma emergência de saúde pública global.