Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A China descobriu um novo vírus potencialmente fatal que se acredita ter sido transmitido aos humanos por musaranhos, segundo relatos.
O Langya Henipavirus, conhecido como “Langya”, já infectou 35 pessoas, embora ninguém tenha morrido ou sofrido uma doença grave, segundo os Centros de Controle de Doenças de Taiwan.
Vinte e seis dos pacientes foram atingidos por sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, cansaço, tosse, dor de cabeça e vômitos.
O novo vírus pertence à família Henipavirus, que possui dois vírus previamente identificados, o vírus Hendra e o vírus Nipah, que não possuem vacina e em casos graves podem ter uma taxa de mortalidade de até 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Até agora, o vírus foi encontrado nas províncias chinesas de Shandong e Henan, e a transmissão de humano para humano ainda não foi relatada, diz The Taipei Times.
O desenvolvimento do novo henipavírus também apareceu em um estudo intitulado “Um henipavírus zoonótico em pacientes febris na China”, publicado no New England Journal of Medicine na semana passada.
“Não houve contato próximo ou histórico de exposição comum entre os pacientes, o que sugere que a infecção na população humana pode ser esporádica”, afirmou o estudo.
O estudo descobriu que de 25 espécies de pequenos animais selvagens testados, o vírus foi encontrado predominantemente em musaranhos (27%) e afirmou que era “uma descoberta que sugere que o musaranho pode ser um reservatório natural de LayV”.