Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Ministério da Saúde um pedido de análise para o medicamento tecovirimat, da empresa SIGA Technologies, para tratar pacientes com risco de desenvolver quadros graves de varíola do macaco. Caso seja aprovado para uso, o tecovirimat será destinado a tratar pacientes com risco de desenvolver quadros graves da doença.
Em nota, a agência ressaltou que deve considerar a aprovação do fármaco por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à brasileira, conforme estabelece a decisão do dia 19 de agosto na qual a Anvisa aprovou a importação excepcional de vacinas e medicamentos para controlar o surto de monkeypox no Brasil.
“Nessa análise a Anvisa confirmará se as características essenciais do medicamento são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações terapêuticas, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações”, afirma o comunicado enviado à imprensa.
Na noite de terça-feira (23), o Ministério da Saúde também encaminhou à Anvisa um pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos, com a dispensa de registro.