Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um artigo de pesquisadores da Universidade Harvard (EUA), publicado pela revista Nature Reviews Clinical Oncology, aponta que a incidência de câncer antes dos 50 anos de idade tem crescido a cada geração.
A pesquisa ainda aponta para o surgimento de uma “epidemia global” da doença entre adultos jovens nas próximas décadas.
Segundo o estudo, mudanças de hábitos, como sedentarismo, sono ruim e uso de antibióticos são algumas das prováveis explicações para esse fenômeno.
O artigo analisou dados epidemiológicos de 14 tipos diferentes de câncer em 10 países de todos os continentes no período entre 2002 e 2012.
Ele também revisou as evidências sobre a incidência global da doença em décadas passadas e suas possíveis causas.
De acordo com a pesquisa, intitulada de “O câncer de início precoce é uma epidemia global emergente? Evidências atuais e implicações futuras”, o aumento progressivo na incidência teve um pico a partir dos anos 1990.
“As razões para esse fenômeno não são claras, mas estão provavelmente ligadas a mudanças na exposição a fatores de risco nos primeiros anos de vida ou no início da idade adulta a partir da metade do século 20″, escreveram os autores, liderados pelo pesquisador Tomotaka Ugai, da Faculdade de Medicina de Harvard.
Segundo os pesquisadores de Harvard, avanços no rastreio do câncer têm influência limitada nesses números e fatores ambientais podem estar por trás do crescimento.
Isso inclui, de acordo com os pesquisadores, tendências de hábitos de vida modernos, como a intensificação do consumo de álcool e de alimentos ultraprocessados, obesidade, sedentarismo, mau sono e uso de antibióticos.