Saúde

OMS muda o nome da varíola dos macacos para mpox

© Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A Organização Mundial da Saúde disse nesta segunda-feira (28) que começaria a se referir à varíola dos macacos como mpox em um esforço para reduzir o estigma em torno do nome do vírus.

Ambos os nomes serão usados ​​simultaneamente por um ano enquanto a varíola é eliminada, disse a organização global de saúde em um post em seu site , encorajando outros a seguir a nova convenção de nomenclatura.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão vem depois que o nome varíola dos macacos – assim chamado após ter sido identificado pela primeira vez em macacos – foi criticado por aumentar a estigmatização racial e sexual.

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara que sofreu seu maior surto global este ano , espalhando-se significativamente em países não endêmicos fora da África Ocidental e Central e principalmente entre homens gays e bissexuais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O nome mpox foi escolhido depois que a OMS lançou um processo de consulta pública no início deste ano, abrindo um processo geralmente reservado para um comitê técnico a portas fechadas.

Poxy McPoxface, TRUMP-22 e mpox estavam entre alguns dos nomes apresentados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A OMS disse esperar que o nome escolhido mpox “minimize qualquer impacto negativo contínuo do nome atual”.

O nome mpox foi apresentado pela organização de saúde masculina Rezo. Seu diretor disse na época que esperava que a remoção de imagens de macacos ajudasse as pessoas a levar a sério a emergência de saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais de 81.000 casos de varíola símia e 55 mortes foram relatados em 110 países, até agora este ano, de acordo com a OMS.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile