Saúde

Após morte de menina, OMS diz que casos de gripe aviária em humanos são ‘preocupantes’

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde disse que os crescentes relatos de casos de gripe aviária H5N1 em humanos são “preocupantes”. A declaração ocorreu após a morte de uma menina cambojana de 11 anos.

O pai da menina também testou positivo para o vírus, de acordo com o ministério da saúde do Camboja, gerando temores de que o vírus possa ter sido transmitido entre humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da OMS, disse que a agência da ONU está em contato próximo com as autoridades cambojanas para atualizações sobre o caso e sobre testes de outras pessoas que estiveram em contato com a menina.

“Até agora, é muito cedo para saber se é uma transmissão de humano para humano ou exposição às mesmas condições ambientais”, disse Briand em uma coletiva de imprensa virtual realizada em Genebra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos raros casos em que os humanos contraem a doença, geralmente é porque entraram em contato direto com aves infectadas.

Desde o final de 2021, um dos piores surtos globais de gripe aviária levou ao abate de milhões de aves, à morte em massa de aves selvagens e à detecção do vírus em uma gama crescente de mamíferos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, incluindo humanos”, disse Briand. “A OMS leva a sério o risco desse vírus e pede maior vigilância de todos os países.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile