Saúde

Diretor do FBI diz coronavírus pode ter vazado de laboratório de Wuhan, na China

Foto: Gerd Altmann/Pixabay

O diretor do FBI, Christopher Wray , disse que a agência avaliou que a origem da pandemia do COVID-19 foi “provavelmente um possível incidente de laboratório” em Wuhan, China. 

Wray disse a Bret Baier , da Fox News, em entrevista na terça-feira (28), que o trabalho do FBI para determinar a origem da pandemia continua, mas muitos detalhes relacionados à investigação permanecem confidenciais. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Então, como você observou, Bret, o FBI há algum tempo avalia que as origens da pandemia são provavelmente um possível incidente de laboratório em Wuhan”, disse ele. 

Wray acrescentou que acredita que Pequim tem trabalhado para minar a investigação dos Estados Unidos e de outros membros da comunidade internacional. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Farei apenas a observação de que o governo chinês, ao que me parece, tem feito o possível para tentar frustrar e ofuscar o trabalho aqui. O trabalho que estamos fazendo, o trabalho que nosso governo dos EUA e parceiros estrangeiros próximos estão fazendo. E isso é lamentável para todos”, disse ele. 

Os comentários de Wray vêm alguns dias após a revelação de que o Departamento de Energia (DOE) divulgou recentemente um relatório que determinou com “pouca confiança” que um vazamento de laboratório foi responsável pelo início da pandemia. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um  relatório  de 2021 divulgado pelo Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional afirmou que um “elemento” da comunidade de inteligência tinha “confiança moderada” de que um vazamento de laboratório foi a causa da disseminação do coronavírus para o público.

O relatório não indicou qual agência acreditava que o vazamento era a causa. Vários veículos informaram que a agência era o FBI.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas as agências de inteligência dos EUA estavam divididas sobre qual era a origem da pandemia.

O Wall Street Journal  informou  no domingo que as pessoas que leram o relatório do DOE disseram que a CIA e uma outra agência não têm certeza sobre a origem da pandemia, enquanto o relatório disse que o Conselho Nacional de Inteligência e quatro agências acreditam que veio de uma ocorrência natural de um animal infectado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, respondeu ao relatório do Journal no domingo de que a comunidade de inteligência não recebeu uma “resposta definitiva” sobre as origens da pandemia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile