Saúde

Anvisa mantém recomendação para consumo de aspartame

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na manhã desta sexta-feira (14), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que mantém a recomendação do consumo do aspartame. Ontem (13), a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o adoçante é “possivelmente cancerígeno“.

De acordo com a Anvisa, não há alteração do perfil de segurança para o consumo do aspartame, de modo que a agência reguladora seguirá acompanhando atentamente os avanços da ciência sobre o tema.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O aspartame vem sendo objeto de extensa investigação, incluindo estudos experimentais, pesquisas clínicas, estudos epidemiológicos e de exposição e vigilância pós-mercado. Existe um consenso entre diversos comitês internacionais considerando o aspartame seguro, quando consumido dentro da ingestão diária aceitável”, disse a Anvisa em nota.

O aspartame é um dos mais utilizados para substituir o açúcar dentro de casa e em produtos “zero”, como refrigerantes e sucos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda assim, na avaliação de risco, que estabelece o real perigo para o consumidor, a OMS decidiu que os estudos atuais não são suficientes para alterar o limite de consumo diário considerado seguro, de 40 mg por kg de peso corporal.

 Na prática, um indivíduo adulto com 60 kg pode consumir até 2,4 g sem risco à saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile