Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Alex, um menino americano de 7 anos, viveu quase metade de sua vida com dores crônicas. Ele passou por 17 médicos em busca de um diagnóstico, mas a resposta que a família tanto esperava só veio pelo ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial.
O ChatGPT é uma ferramenta que gera textos a partir de inúmeras fontes da internet. Ao incluir os sintomas de Alex no programa, a família recebeu o diagnóstico de duas malformações de nascença: espinha bífida e síndrome da medula ancorada.
A síndrome da medula ancorada ocorre em cerca de 20% das crianças com espinha bífida. Ambas as condições impedem a medula de crescer junto com a criança, o que pode causar uma série de problemas, incluindo dores crônicas, problemas de crescimento e dificuldades motoras.
No caso de Alex, os primeiros sinais da síndrome a aparecerem foram as dores nas pernas. A família ficou surpresa ao ver que, ao incluir esses sintomas no ChatGPT, o diagnóstico apareceu imediatamente.
O tratamento da síndrome da medula ancorada é feito com cirurgia. Alex fez sua primeira cirurgia há dois meses e se recuperou bem do procedimento.