Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, foi destituído do cargo na manhã desta sexta-feira (15). A decisão da Controladoria-Geral da União (CGU) consta no Diário Oficial da União (DOU).
A sanção decorre de um processo administrativo que investigou inconsistências nos controles internos dos equipamentos doados e entregues a estados e municípios durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com a CGU, o processo instaurado, que garantiu o direito à ampla defesa de Dias e ao contraditório, apurou falhas na estratégia logística para o envio e o correto recebimento de respiradores adquiridos pela Saúde para as unidades da federação.
Segundo o órgão, as inconsistências comprovadas foram “decorrentes da omissão do ex-diretor do Departamento de Logística no sentido de corrigir as irregularidades, mesmo após sucessivos alertas da auditoria da CGU”.
Roberto Ferreira Dias foi exonerado em 2021 do cargo de Departamento de Logística do Ministério da Saúde após denúncia de que teria pedido propina para autorizar a compra da vacina AstraZeneca pelo Governo Federal.