Saúde

Câncer de colon e mama supera câncer de pulmão em jovens no EUA

Um novo relatório da Sociedade Americana do Câncer (ACS) aponta que a taxa de mortalidade por câncer nos Estados Unidos caiu 33% desde 1991, prevenindo assim 4,1 milhões de mortes. Este indicador se deve à redução nas taxas de tabagismo, assim como aos avanços em tratamentos e terapias dirigidas.

No entanto, há um novo fenômeno que preocupa os especialistas: o aumento nos diagnósticos de câncer em adultos jovens, menores de 50 anos. O relatório destaca um crescimento nos casos de câncer de colon e câncer de mama entre este grupo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o relatório, estima-se que apenas em 2024 os novos diagnósticos de câncer nos EUA superem os dois milhões, o que representa aproximadamente 5.480 novos casos diários. Esta cifra inclui um incremento nas taxas de seis dos dez tipos mais comuns de câncer.

As causas desse aumento ainda são desconhecidas, mas os especialistas sugerem que fatores ambientais ainda não identificados, além do aumento na taxa de obesidade, podem estar envolvidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Câncer de colon e de mama superam câncer de pulmão

O que está claro é que o câncer de colon é atualmente a principal causa de morte entre homens menores de 50 anos e a segunda em mulheres da mesma idade, superando o câncer de pulmão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses dados coincidem com pesquisas prévias de menor escala que já sugeriam essa tendência, o que levou as autoridades de saúde dos EUA a reduzir a idade recomendada para iniciar as provas de detecção do câncer de colon de 50 para 45 anos e, para o câncer de mama, de 50 para 40 anos em pessoas com risco médio.

Hipóteses sobre as causas

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os padrões de incremento nos casos de câncer de colon nos EUA são similares aos observados em outros países desenvolvidos, por isso os oncólogos não descartam distintas hipóteses de suas causas, que vão desde fatores genéticos e antecedentes familiares —responsáveis do 30% de diagnósticos em menores de 50 anos segundo a ACS— até a legalização do cannabis e seu uso aumentado, e riscos não identificados, como a exposição a químicos em alimentos e no ar.

Outros fatores que podem estar contribuindo para o aumento nos casos de câncer em adultos jovens incluem o consumo de carnes e alimentos ultraprocessados, o uso de tabaco e álcool, o incremento na obesidade e um estilo de vida sedentario.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os especialistas também estão examinando como esses hábitos de vida afetam o microbioma, o conjunto de microorganismos presentes no sistema digestivo, que podem ser alterados pelo uso de antibióticos e mudanças na dieta. Estudos citados pelos especialistas sugerem que certas espécies bacterianas no microbioma poderiam estar vinculadas a um risco incrementado de câncer de colon a través de mecanismos relacionados com a inflamação.

Outros tipos de câncer também em alta

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A incidência de cânceres como o colorretal, o uterino, o renal, o gástrico ou estomacal e o de pâncreas também está experimentando um aumento, segundo revelou o Dr. Tim Tiutan, hospitalista em oncologia, à CBS News.

“Se se comparar entre o ano 2000 e o ano 2019, para os menores de 50 anos, aumentou do 13%”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile