Saúde

Pesadelo Pós-Operatório: Fungo Letal Ataca Cérebros Após Injeção Contaminada em Cirurgias Estéticas

Um surto MORTAL de meningite foi causado por um fungo que se alimentava através de vasos sanguíneos e atacava os cérebros dos pacientes, revelaram médicos.

As infecções mataram pelo menos 12 pessoas em Matamoros, México, no ano passado — todas elas haviam passado por cirurgias estéticas como implantes de mama ou aumento de glúteos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entre os 24 casos confirmados, algumas das pessoas eram dos Estados Unidos, incluindo o Texas, de acordo com relatos, enquanto pelo menos metade eram do México.

Posteriormente, descobriu-se que o surto foi causado por uma injeção contaminada que introduziu o fungo em suas espinhas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pesquisadores que investigaram o aumento devastador de casos disseram que o microorganismo atacou agressivamente a base dos cérebros dos pacientes.

O Dr. Louis Ostrosky, da UTHealth Houston, relatou: “O que acabamos vendo é, literalmente, esse fungo se alimentando através de vasos sanguíneos e causando coagulação também.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A meningite é uma infecção das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Pode levar à sepse fatal e resultar em danos permanentes ao cérebro ou nervos, sendo mais comum em bebês, crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os sintomas incluem febre alta, vômitos, dores de cabeça, erupção cutânea, rigidez no pescoço, aversão à luz intensa, sonolência e convulsões.

As infecções geralmente são causadas por bactérias ou vírus, mas também podem ser causadas por fungos — como foi o caso no surto mexicano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um relatório, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que foi causado por um fungo chamado Fusarium solani.

Os médicos estudaram 13 pacientes afetados pelo surto e começaram a apresentar sintomas em média 39 dias após a cirurgia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Todas as infecções ocorreram em “pacientes jovens e, de outra forma, saudáveis” que viajaram para duas clínicas em Tamaulipas, vindos dos EUA e de outras partes do México, para turismo médico, disseram eles.

Eles foram infectados após terem anestesia epidural — uma injeção usada para aliviar a dor em partes do corpo durante algumas cirurgias — entre janeiro e maio do ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Este provavelmente não será nosso último surto fúngico – relatou Dr. Louis Ostrosky.

Nove dos pacientes — 69 por cento — morreram de meningite.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os médicos alertaram que, embora o surto seja incomum, provavelmente não será o último causado por epidurais realizadas durante o turismo médico.

O Dr. Ostrosky disse: “Este provavelmente não será nosso último surto fúngico.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Muitas pessoas viajam para países como México, Turquia e Tailândia em busca de procedimentos médicos com preços mais acessíveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile