Saúde

Dor nas mãos? Cuidado com a Síndrome do Túnel do Carpo!

Trabalhadores que lidam diariamente com computadores, agricultores, construtores, entre outros, correm o risco de desenvolver o doloroso Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição que limita o movimento e a sensibilidade das mãos. Uma especialista da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, compartilhou estratégias de prevenção e opções de recuperação.

O Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição causada pela compressão do nervo mediano na região do pulso, afetando a sensibilidade do polegar, dedos indicador, médio e parte do anelar, além de enviar sinais aos músculos ao redor da base do polegar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Diversas causas contribuem para o desenvolvimento do Síndrome do Túnel do Carpo, incluindo artrite, gota, diabetes, amiloidose, infecções, tumores e lesões graves no pulso. Condições ambientais ou ocupacionais que envolvem manipulação forçada e repetitiva, assim como o uso de máquinas pesadas e ferramentas manuais vibratórias, também estão entre os fatores desencadeantes.

Os sintomas incluem formigamento, inchaço, fraqueza nas mãos, dificuldade em segurar objetos e acordar à noite para sacudir as mãos. O diagnóstico é realizado por meio de histórico de sintomas, exames físicos e testes específicos, como a Prueba de Discriminación e Prueba de Tinel.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As opções de tratamento se dividem entre medidas não cirúrgicas, como o uso de talas ortopédicas noturnas e injeções de cortisona, e cirúrgicas, com a chamada “liberação do túnel do carpo”. Esta cirurgia, realizada de forma aberta ou endoscópica, alivia a pressão sobre o nervo mediano ao cortar o ligamento que cobre o túnel.

Para obter os melhores resultados pós-cirurgia, é aconselhável consultar um cirurgião ortopédico especializado em mãos quando os sintomas ainda são intermitentes. Quanto à prevenção, embora não haja estratégias comprovadas, reduzir o estresse nas mãos e nos pulsos, realizar pausas frequentes e manter uma postura adequada são medidas recomendadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Consultar um especialista ortopédico ao detectar sintomas é crucial para determinar o melhor tratamento e permitir que a pessoa continue trabalhando ou retorne ao trabalho.

*Dra. Kristin Karim é especialista em Cirurgia Ortopédica na Mayo Clinic, com atuação nos centros de Albert Lea e Austin, Minnesota.*

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile