Saúde

Ministra diz que Vacina contra dengue é estratégia de longo prazo: “não responde à crise desse momento”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o lançamento da campanha de combate à dengue em escolas do Distrito Federal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou nesta quarta-feira (21) que a vacinação contra a dengue para crianças representa uma estratégia de médio e longo prazo para enfrentar a doença. Trindade ressaltou a importância de uma mobilização coletiva para conter a proliferação do mosquito transmissor.

“Nós conhecemos as epidemias de dengue há 40 anos, é possível cuidar, evitar mortes e combater o mosquito. A vacina não responde à crise desse momento. Vamos seguir progredindo com a vacinação, mas ela é uma aposta de médio e longo prazo, não uma resposta para este momento”, declarou a ministra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trindade também alertou para a gravidade da situação atual, com diversos sorotipos da dengue circulando e o aumento do mosquito devido às mudanças climáticas. “Este ano, temos vários sorotipos da dengue circulando, o que aumenta o número de casos, além do aumento do mosquito com as mudanças climáticas, calor excessivo, mudança nas chuvas e tudo o que estamos vivendo”, acrescentou.

Por sua vez, a secretária de Saúde e Meio Ambiente do DF, Ethel Maciel, anunciou que a vacinação para crianças de 12 anos está prevista para iniciar em abril. “Teremos os 521 municípios [definidos pelo ministério como prioritários] até o final de março vacinando 10 e 11 anos. Nós dependemos do cronograma da empresa Takeda e acreditamos que, com a entrega deles final de março, começaremos a distribuir no início de abril [mais doses]. Nós ainda não sabemos se iremos fazer 12 anos ou 12 e 13 anos, porque depende da quantidade que eles mandarem”, explicou a secretária.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile