Saúde

Rio de Janeiro recebe 1º lote de vacinas contra a dengue

Foto: Criador de Imagens Bing

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Ministério da Saúde entrega ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (22), o primeiro lote de vacinas contra a dengue. São 231.928 doses que serão destinadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde do estado. A campanha de vacinação irá beneficiar adolescentes de 10 a 14 anos da Região Metropolitana I, que inclui a capital e municípios da Baixada Fluminense.

Ontem (21), o governo do estado decretou epidemia de dengue devido ao aumento no número de casos da doença. Até o momento, foram registradas 49.405 notificações, o que representa cerca de 308 casos por 100 mil habitantes. Quatro óbitos foram confirmados: dois na capital, um em Itatiaia e outro em Mangaratiba.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para conter o avanço da doença, o governo também anunciou a criação do Observatório Dengue RJ. Essa iniciativa utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS) para monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado.

As ações de vacinação e criação do Observatório Dengue RJ fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O combate à dengue exige um esforço conjunto do governo, da população e da mídia. É importante que todos se mobilizem para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

As medidas de prevenção incluem:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  • Eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus e calhas.
  • Manter caixas d’água e tonéis bem tampados.
  • Usar repelente e roupas compridas quando estiver em áreas com risco de dengue.
  • Colaborar com os agentes de saúde que visitam as casas para verificar a existência de criadouros do mosquito.

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile