Saúde

Vacinação contra gripe e dengue: Ministério da Saúde antecipa datas e amplia faixas etárias

Foto: Phillipe Guimarães/MS

O Ministério da Saúde anunciou novas datas para a vacinação contra o vírus influenza, responsável pela gripe, antecipando o início da campanha para antes de 25 de março, inicialmente previsto. As doses estão sendo enviadas aos estados, que estão autorizados a iniciar a imunização a partir de quarta-feira (6), abrangendo as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A antecipação se dá em meio à preocupação com o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave e COVID-19.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, uma nota técnica será enviada aos estados orientando sobre a antecipação da campanha, ressaltando a importância de não esperar para iniciar a aplicação das doses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, o país enfrenta uma epidemia de dengue, conforme relatório recente da Fiocruz. O número de casos de síndrome respiratória aguda grave associada à COVID-19 continua alto, e há aumento significativo nos estados do Centro-Sul brasileiro. Em relação à dengue, o Brasil registrou 299 óbitos confirmados e mais de 765 mortes em investigação, além de mais de 1,2 milhão de casos prováveis.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde também antecipará as faixas de vacinação contra a dengue a partir de quarta-feira. Os estados receberão orientações sobre o assunto, visando ampliar a faixa etária, desde que não prejudique a aplicação das doses de reforço. Alguns estados, como Acre, Mato Grosso do Sul e Goiás, já estenderam a faixa para até 14 anos, enquanto Rio de Janeiro e Distrito Federal elevaram para 12 anos, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos devido à quantidade limitada de doses disponíveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile