Saúde

Pais obesos aumentam seis vezes as chances de obesidade nos filhos, aponta pesquisa

Pessoas apresentam seis vezes mais probabilidade de desenvolverem obesidade na meia-idade caso seus pais também tenham esse perfil, conforme indicado por um estudo. A pesquisa, baseada em décadas de dados de 2.068 famílias norueguesas, sugere uma possível herança da obesidade.

Mari Mikkelsen, autora do estudo da Universidade do Ártico da Noruega, afirmou: “Descobrimos que a obesidade pode ser transmitida entre gerações. Os genes desempenham um papel importante em nossa susceptibilidade ao ganho de peso e influenciam como reagimos em ambientes propícios ao consumo não saudável.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela acrescenta que alguns estudos indicam que crianças tendem a adotar hábitos alimentares e de exercício semelhantes aos de seus pais quando compartilham o mesmo ambiente. O estudo, iniciado em 1994, analisou pais entre 40 e 59 anos e seus filhos quando atingiram essa idade em 2015, medindo o índice de massa corporal (IMC).

A associação identificada mostrou que o IMC do filho adulto era 0,8 pontos mais elevado para cada quatro pontos adicionais no IMC da mãe ou cada 3,4 pontos no IMC do pai. Apesar de não ser possível determinar se a transmissão da obesidade entre gerações é principalmente genética ou resultado do ambiente, a autora destaca a importância de prevenir e tratar a condição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile