Saúde

Casos de dengue crescem 50% nas Américas, alerta Opas

Foto: Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A situação da dengue nas Américas atingiu um nível de emergência, afirmou a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) nesta quinta-feira (18). Embora o número de casos na Argentina e no Brasil tenha se estabilizado, a Opas registrou mais de 5,2 milhões de casos de dengue na região este ano, representando um aumento de mais de 48% em relação ao mês anterior.

Até o momento, mais de 1.800 pessoas sucumbiram à doença viral transmitida pelo mosquito da dengue. “Estamos enfrentando uma situação emergencial”, afirmou Jarbas Barbosa, diretor da Opas, em uma coletiva de imprensa. Barbosa destacou que Argentina e Brasil, os países mais afetados pela epidemia atual, ainda apresentam uma alta taxa de transmissão, embora nas últimas semanas tenha sido observada uma estabilização, e até mesmo uma redução, no número de casos nesses territórios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Barbosa alertou que o suprimento de vacinas contra a dengue é muito limitado e que a vacinação em larga escala não terá um impacto imediato na interrupção da epidemia atual. “Embora a vacina contra a dengue possa ser crucial para reduzir casos graves ou mortes, levará tempo para que seus efeitos se reflitam em uma diminuição nos casos”, afirmou.

Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, vômitos, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, a doença pode evoluir para febre hemorrágica, podendo resultar em sangramento e até mesmo morte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile