Saúde

65% das Sobreviventes de Câncer de Mama Dão à Luz Bebês Saudáveis, Indica Pesquisa

Cerca de 73% das sobreviventes de câncer de mama que tentaram engravidar conseguiram, e 65% deram à luz um bebê saudável, segundo os pesquisadores. Aqueles que optaram pela congelamento de óvulos e embriões antes do tratamento contra o câncer tendiam a ter uma taxa mais alta de nascidos vivos.

“Para muitas mulheres jovens com câncer de mama, a capacidade de ter filhos após o tratamento é uma preocupação importante. As descobertas do nosso estudo podem ser úteis ao aconselhar pacientes sobre problemas de fertilidade”, afirmou a pesquisadora principal, Dra. Kimia Sorouri, do Instituto Oncológico Dana-Farber, em Boston.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A descoberta de que a congelamento de óvulos e embriões antes do tratamento está associada a uma taxa mais alta de nascidos vivos sublinha a necessidade de acessibilidade aos serviços de preservação da fertilidade para essa população”, acrescentou Sorouri em um comunicado de imprensa de Dana-Farber.

No estudo, os pesquisadores acompanharam quase 200 mulheres jovens durante uma média de 11 anos após o tratamento bem-sucedido para o câncer de mama. Todas as mulheres queriam engravidar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estudos anteriores negligenciaram alguns tipos de pacientes com câncer de mama, acompanharam as pacientes por um período muito curto ou não perguntaram se as pacientes haviam tentado engravidar, observaram os pesquisadores.

“Este estudo foi projetado para abordar essas lacunas, acompanhando as taxas de gravidez e nascidos vivos entre um grupo de sobreviventes de câncer de mama que indicaram ter tentado conceber após o diagnóstico”, afirmou a pesquisadora sênior, Dra. Ann Partridge, diretora do Programa para Adultos Jovens com Câncer de Mama de Dana-Farber.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O estágio do câncer de mama no momento do diagnóstico não estava relacionado com a capacidade posterior de engravidar ou ter um nascimento vivo, mostraram os resultados.

As descobertas serão apresentadas na próxima reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society for Clinical Oncology), que será realizada em junho. Os achados apresentados em reuniões médicas devem ser considerados preliminares até serem publicados em uma revista revisada por profissionais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais informações: A Sociedade Americana Contra o Câncer (American Cancer Society) oferece mais informações sobre a gravidez após o câncer de mama.

Fonte: Instituto Oncológico Dana-Farber, comunicado de imprensa, 23 de maio de 2024

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile