Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Hospital Israelita Albert Einstein (Einstein) passa a “assinar” as explicações dadas pela assistente virtual Alexa sobre diferentes condições de saúde. A partir de agora, os usuários que buscarem informações sobre doenças, causas, sintomas e formas de prevenção terão a garantia de que o conteúdo está embasado em conhecimentos médicos de especialistas renomados do hospital.
A parceria abrange uma ampla gama de áreas, como neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, gastroenterologia, ginecologia, doenças autoimunes e reumatológicas, além de saúde ocular e mental. Neste primeiro momento, já estão disponíveis mais de 900 conteúdos validados pelo Einstein, com foco nos temas mais consultados pelos brasileiros em sites de busca.
Ao questionar a Alexa sobre um determinado assunto, o usuário receberá a resposta com a chancela do Einstein. Basta dizer:
- “Alexa, o que você sabe sobre saúde?”
- “Alexa, como é o tratamento da malária?”
- “Alexa, a tuberculose é contagiosa?”
- “Alexa, o que causa a miopia?”
- “Alexa, quais são os sintomas da apendicite?”
Segundo Débora Pratali, Diretora de Comunicação Institucional do Einstein, a organização acredita que, munida de conhecimento, a população se torna mais bem preparada para gerenciar sua saúde, participando de discussões mais informadas com seus médicos e buscando alternativas para o manejo ou prevenção de doenças.
“A disseminação de informações confiáveis e de qualidade é um compromisso de longa data de nossa organização, beneficiando principalmente os usuários. Quando se trata de inteligência artificial, garantir um banco de dados seguro é crucial – e esse é o papel do Einstein nessa iniciativa”, afirma.
Alexa simplifica a rotina das pessoas, atuando como assistente virtual para automação de tarefas – como integração com dispositivos de casa inteligente -, entretenimento e, frequentemente, acesso a informações de qualidade.
“Oferecer experiências nas quais nossos clientes possam confiar é primordial. Essa colaboração com o Einstein reafirma esse compromisso ao fornecer informações endossadas para consultas recorrentes. Continuamos a evoluir a experiência com Alexa de acordo com as necessidades das pessoas e funcionalidades para o bem-estar delas”, acrescenta Talita Bruzzi Taliberti, Gerente de País da Alexa para o Brasil.
Até o final de 2024, a iniciativa visa disponibilizar mais de 1.500 tópicos relacionados à saúde validados pelo Einstein para a assistente virtual. Tópicos não abrangidos por esta iniciativa continuarão sendo fornecidos pela Alexa, com os devidos créditos às respectivas fontes de informação.