Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida visa evitar o desperdício de doses com vencimento em 30 de junho e 31 de julho.
A pasta recomenda que a prioridade seja a imunização de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Atualmente, a campanha atende pessoas de 10 a 14 anos.
Caso as doses não sejam aplicadas nesse grupo etário dentro do prazo, as secretarias de saúde poderão vacinar pessoas entre 4 e 59 anos, conforme a faixa etária recomendada pela fabricante da vacina utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa estratégia temporária já havia sido adotada em abril, para evitar o descarte de doses com vencimento até 30 de abril. O Ministério da Saúde não informou a quantidade de doses disponíveis com vencimento em junho e julho, nem quais estados e municípios serão afetados.
“Esta é uma medida excepcional e temporária, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”, ressalta nota técnica da pasta publicada na última sexta-feira (21).
Ampliação não afeta aplicação da segunda dose
Apesar da ampliação temporária, o Ministério da Saúde reforça a importância da aplicação da segunda dose da vacina Qdenga, que garante a imunização completa contra a dengue.