Saúde

Perda de Peso Pode Prevenir 13 Tipos de Câncer Relacionados à Obesidade, indica estudo

Foto: Divulgação

“Perder peso pode proteger contra cânceres relacionados à obesidade, indica estudo recente. A obesidade tem sido associada a um risco mais elevado de pelo menos 13 tipos de câncer, afirmam pesquisadores. Isso se deve principalmente aos níveis excessivos de hormônios como estrogênio e insulina.

Os resultados do estudo mostram que a perda de peso pode melhorar as chances de uma pessoa não desenvolver esses cânceres, incluindo os de mama, rim, ovário, fígado e pâncreas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Este estudo reforça a importância crucial de tratar a obesidade como uma doença crônica”, destacou a Dra. Kenda Alkwatli, membro clínico da Clínica Cleveland. “Esperamos que esses resultados possam nos ajudar a entender melhor como utilizar a perda de peso para abordar as comorbidades, incluindo o câncer em pacientes com obesidade”.

No estudo, os pesquisadores analisaram registros eletrônicos de saúde de mais de 100.000 pacientes obesos da Clínica Cleveland, dos quais mais de 5.300 desenvolveram câncer. Eles acompanharam as mudanças no IMC em intervalos de três, cinco e dez anos antes do diagnóstico de câncer de cada pessoa e compararam com controles.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Descobriram que perder peso poderia reduzir o risco de uma pessoa desenvolver a maioria dos cânceres relacionados à obesidade em um período de cinco anos. Por exemplo, o risco de câncer de rim diminuiu em três anos e o de endométrio entre três e cinco anos. O risco de mieloma múltiplo foi reduzido em um período de dez anos.

Além disso, a perda de peso também pareceu proteger as pessoas contra uma variedade de outros 16 tipos de câncer que não estão relacionados à obesidade, encontraram os pesquisadores. Isso inclui melanoma e cânceres de pele, pulmões, genitais, olhos, cérebro e órgãos digestivos. Os pesquisadores planejam investigar se medicamentos para obesidade, como Wegovy e Zepbound, podem reduzir o risco de câncer.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os resultados foram apresentados pelos pesquisadores na reunião anual da American Diabetes Association em Orlando, Flórida, na sexta-feira. Os achados apresentados em conferências médicas devem ser considerados preliminares até sua publicação em revista revisada por pares.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

FONTE: American Diabetes Association, comunicado de imprensa, 21 de junho de 2024″

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile