Saúde

Vacinação contra HPV: Ministério da Saúde amplia público para usuários da PrEP, que protege contra o HIV

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nesta quarta-feira (04), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), um vírus sexualmente transmissível. Com a nova medida, usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) entre 15 e 45 anos poderão receber a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação foi implementada devido ao risco aumentado de aquisição da infecção pelo HPV entre os usuários da PrEP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vacina contra o HPV está disponível há 10 anos e é oferecida gratuitamente pelo SUS para os seguintes grupos:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
  • Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como aquelas que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos);
  • Vítimas de abuso sexual;
  • Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).

Na rede privada, está disponível a vacina nonavalente, que protege contra mais cinco tipos de vírus: 31, 33, 45, 52 e 58.

A PrEP é uma das principais formas de prevenção do HIV. Comprimidos são tomados antes da relação sexual (PrEP diária ou sob demanda), permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Usuários da PrEP realizam acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile