Saúde

Vírus sem cura que causa inchaço no cérebro mata menino de 14 anos e gera alerta; patógeno pode desencadear uma epidemia

Foto: PublicDomainPictures por Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O estado de Kerala, no sul da Índia, entrou em alerta após a morte de um menino de 14 anos no último domingo (21) devido a complicações provocadas pelo vírus Nipah. Este patógeno é conhecido por causar febre e inchaço no cérebro. A Secretaria Estadual de Saúde identificou e classificou 60 pessoas na região como de alto risco para a doença.

De acordo com a Reuters, certas áreas de Kerala estão entre as mais vulneráveis globalmente a surtos do vírus Nipah. Embora os morcegos frugívoros e os porcos sejam os hospedeiros naturais do vírus, ele também pode ser transmitido aos humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Nipah um patógeno prioritário devido ao seu potencial de causar epidemias. Atualmente, não existem vacinas disponíveis para prevenir a infecção ou tratamentos eficazes para controlar os sintomas da doença.

“O garoto infectado morreu no domingo depois de uma parada cardíaca”, disse a ministra da saúde do estado, Veena George, à imprensa local.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um comunicado no sábado, a área do governo responsável pelo controle do Nipah criou 25 comitês para identificar e isolar infectados pelo Nipah.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile