Saúde

Mpox: Brasil instala Centro de Operações de Emergência em Saúde sobre varíola dos macacos

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (15) um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar a resposta à mpox (varíola dos macacos) no Brasil, doença recentemente considerada emergência de saúde pública internacional pela OMS.

Conforme informações do ministério, o Brasil tem mantido estabilidade no número de infecções desde 2023. De acordo com o governo, a vigilância da varíola dos macacos tem sido prioridade desde a 1ª emergência decretada, entre 2022 e 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante esse período, o ministério monitorou de perto a situação global, seguindo orientações da OMS e de outras entidades.

Além disso, já iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingência no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dados do ministério revelam que, em 2024, foram notificados 709 casos confirmados ou prováveis de mpox, número significativamente inferior aos mais de 10 mil casos registrados em 2022, quando a doença atingiu seu pico no Brasil. Desde 2022, foram contabilizados 16 óbitos, o último deles em abril de 2023.

A vacinação contra a varíola dos macacos começou em 2023, durante a primeira emergência global, com uma dose provisória aprovada pela Anvisa e destinada a grupos de maior risco para formas graves da doença. Desde então, mais de 29 mil doses foram aplicadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile