Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) divulgou nesta sexta-feira (16) que novos casos importados da variante 1b da mpox (varíola dos macacos), atualmente em circulação na África, devem ser registrados na Europa nas próximas semanas.
A Suécia confirmou a primeira infecção da Mpox pela variante na quinta-feira, 15 de agosto.
Em uma nova avaliação de risco, o ECDC considerou “altamente provável” que novos casos importados da variante africana sejam confirmados na Europa. No entanto, a entidade avaliou a probabilidade de transmissão sustentada da variante no continente como “muito baixa”, desde que os casos sejam diagnosticados de forma rápida e que medidas de controle sejam efetivamente implementadas.
Devido ao intenso fluxo de viagens entre Europa e África, o ECDC recomendou que os Estados-membros da União Europeia publiquem orientações de viagem para aqueles que estão visitando ou retornando de áreas afetadas pelo surto de varíola dos macacos na África. A probabilidade de infecção para esses viajantes foi considerada “alta”.
O ECDC também alertou para um risco moderado na União Europeia para contatos próximos de casos importados suspeitos ou confirmados de mpox.
Em resposta à rápida propagação do surto na África, o centro elevou o nível de risco para a população geral da União Europeia e para viajantes com destino às áreas afetadas.
Pamela Rendi-Wagner, diretora do ECDC, destacou a necessidade de preparação para possíveis novos casos importados da variante, dada a forte conexão entre a Europa e a África.