Saúde

OMS: Gotículas respiratórias são vias “menores” de transmissão da varíola dos macacos

Foto: UK Health Security Agency/Divulgação

Na terça-feira (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que as gotículas respiratórias representam uma forma “menor” de transmissão da mpox (varíola dos macacos) em comparação com o contato físico direto com uma pessoa infectada.

Durante coletiva de imprensa em Genebra, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, explicou que a transmissão por gotículas respiratórias ocorre quando se está próximo de alguém, respirando sobre essa pessoa ou se houver contato físico próximo, especialmente se existirem feridas. No entanto, essa forma de transmissão é considerada menos significativa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Harris destacou que são necessárias mais pesquisas para entender melhor a dinâmica de transmissão do vírus da varíola dos macacos.

A OMS esclareceu que o vírus é principalmente transmitido por contato físico direto, que pode incluir toque, relações sexuais, beijo ou contato cara a cara.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vírus entra no corpo através de pele com feridas, superfícies mucosas ou pelo trato respiratório. Além disso, a varíola dos macacos pode se espalhar para membros da família e parceiros sexuais.

A transmissão também pode ocorrer por objetos contaminados, como roupas, lençóis e superfícies. Para prevenir a infecção, a OMS recomenda evitar o contato com itens em espaços compartilhados e desinfetar esses objetos com frequência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile