Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na segunda-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos associados ao uso de medicamentos agonistas GLP-1 em pacientes que serão submetidos a anestesia ou sedação profunda.
Entre os fármacos citados pela agência estão semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida, amplamente utilizados no tratamento de diabetes e obesidade.
Segundo a Anvisa, esses medicamentos podem atrasar o esvaziamento do estômago, o que aumenta o risco de aspiração de conteúdo gástrico durante procedimentos médicos, uma situação que pode resultar em pneumonia.
Diante desse cenário, a agência recomenda que profissionais de saúde verifiquem o uso desses medicamentos em pacientes que passarão por cirurgias e adotem medidas para evitar a presença de conteúdo gástrico residual antes da aplicação da anestesia. Também orienta que os pacientes informem seus médicos sobre o uso dessas substâncias caso tenham procedimentos cirúrgicos agendados.
Reações adversas devem ser notificadas no sistema VigiMed da Anvisa, que permite o registro de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas por cidadãos, profissionais de saúde e representantes da indústria farmacêutica.
*Clique aqui para mais informações: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed/