Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Saúde lançou um guia de bolso voltado para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana. Desenvolvido a partir de uma publicação da Opas e adaptado para o contexto do SUS, o material tem como objetivo facilitar o acesso rápido a informações sobre os efeitos climáticos na saúde, auxiliando no atendimento seguro aos pacientes.
De acordo com o ministério, o guia busca preparar os profissionais para lidar com as consequências das mudanças climáticas, que afetam tanto a saúde das pessoas quanto a estrutura dos serviços de saúde.
Ondas de calor, inundações e secas extremas representam desafios adicionais para a organização e a prestação de assistência no SUS.
Com mais de 130 páginas, o documento abrange orientações sobre alterações em tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, neurológicos, oftalmológicos, cutâneos e gastrointestinais, além de abordar os impactos das mudanças climáticas na saúde mental e materno-infantil. Também são abordadas zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária e febre amarela. O guia será distribuído aos trabalhadores do SUS e está disponível no portal do ministério.