Saúde

Estudo revela que consumo diário de nozes pode reduzir risco de demência em até 12%

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um estudo inovador conduzido por pesquisadores espanhóis e portugueses sugere que o consumo diário de nozes pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de demência. Segundo a pesquisa, comer apenas 30g de nozes não processadas e sem sal por dia pode reduzir o risco de desenvolver a condição em 12%.

Os benefícios são mais notáveis entre mulheres, pessoas acima dos 60 anos e aquelas que não possuem outros fatores de risco, como obesidade ou alto consumo de álcool.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa, que analisou dados de mais de 50 mil britânicos ao longo de sete anos, utilizou informações do estudo UK Biobank e do questionário Oxford WebQ. Os cientistas acreditam que as nozes desempenham um papel “protetor” contra a demência, graças aos seus efeitos na redução da inflamação e do colesterol.

Pesquisadores das Universidades de Castilla-La Mancha e do Porto, responsáveis pelo estudo, publicaram suas conclusões na revista científica GeroScience. Eles afirmam: “O consumo diário de nozes pode desempenhar um papel protetor na prevenção da demência. Adultos do Reino Unido que consumiam nozes diariamente apresentaram um risco reduzido de demência em geral, independentemente de ajustes para estilo de vida, problemas auditivos, saúde autoavaliada e o número de doenças crônicas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Bridget Benelam, da Fundação Britânica de Nutrição, comentou sobre os achados: “Esta é uma descoberta muito importante, considerando que a demência é a principal causa de mortes no Reino Unido. As nozes são ricas em nutrientes, incluindo gorduras saudáveis, proteínas, fibras e uma variedade de micronutrientes.”

Além disso, Benelam destacou que, além da redução do risco de demência, o consumo de nozes também está associado a benefícios para a saúde do coração, redução do risco de câncer e diabetes tipo 2. “As nozes são uma excelente adição à dieta saudável, mas como são calóricas, é melhor manter as porções limitadas a um punhado pequeno por dia”, finalizou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile